fbpx

NF-e e CT-e: Saiba as novas restrições quanto ao download e consulta de XML

Ajuste Sinief 16/18 (NF-e) e Ajuste Sinief 17/18 (CT-e), publicados em 31 de outubro, advertem que a consulta de XML da NF-e e CT-e exigirá o uso do certificado digital a partir do dia 1 de janeiro de 2019.

Com isso, alguns serviços deixarão de oferecer o download das notas fiscais, visto que utilizam a quebra do captcha para conseguir baixar os XMLs sem o certificado digital, como por exemplo os sites Fsist e DANFE Online.

Porém, ressaltamos que sistemas que utilizam o certificado digital para consultar e baixar o XML, como no caso da invoiSys Sistemas, não serão afetadas.

No caso de XMLs de terceiros, mesmo que o responsável pela escrituração fiscal tenha disponível a chave de acesso, o download e consulta dos arquivos não serão possíveis sem o certificado digital do destinatário.

E agora?

Por meio do portal invoiSys é possível fazer download e guarda dos XMLs, o mais indicado pela SEFAZ. Se a sua escrituração fica por conta de terceiros, não se preocupe, seu contador também poderá ter acesso as notas emitidas e recebidas, tornando a coleta de informações centralizada e fácil.

FONTE: Ajuste Sinief 16/18 e Ajuste Sinief 17/18